segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência didática. Crônica: Avestruz.

Situação de aprendizagem: Leitura e entendimento.
Texto: Avestruz.
Autor: Mário Prata.
Público- alvo: 7º e 8º ano.
Números de aulas: 6 aulas
Objetivo: Desenvolver a capacidade de ler e entender o que está sendo aprendido.
Habilidade: Leitura e compreensão do texto.

1.1 Questionamentos:
a) Que tipo de gênero textual é?
b) Quem é o autor?
c) De onde esse texto foi tirado? (Mostrar a bibliografia).
d) Qual é o público-alvo?

 2- Habilidade: Conhecer profundamente o texto.
2.1 Dividir os grupos e distribuir o texto.
2.2 Os grupos deverão montar o texto.
2.3 Trocar conhecimentos a respeito do texto.

 3- Habilidade: Dedução de hipóteses sobre o texto.
3.1 Verificar se as hipóteses levantadas quanto ao título e ao final da história se confirmaram.

4- Habilidade: Identificação e localização referente ao texto.
4.1 O professor deverá apresentar o mapa (em anexo), ler o primeiro parágrafo do texto e perguntar:
Onde fica localizado, o estado em questão.
4.2 Apresentar fotos do local e perguntar:
Características e a localização que comprove no texto.

5- Habilidade: Generalização.
5.1 Realizar um resumo resultante da leitura do professor.

6- Identificação do gênero textual.
6.1 Dar exemplos de texto para que os alunos possam identificar as diferenças.
6.2 Pedir aos alunos que, a partir das características da estrutura do texto, indiquem qual texto se assemelha ao texto “Avestruz”.
6.3 Apontar as características da crônica.

7- Produções textuais.
7.1 Pedir aos alunos que criem um final diferente para o texto através da criatividade deles mesmos.
7.2 Pedir aos alunos que façam uma ilustração ou tragam imagens que represente o final de sua história.

 8- Socialização.
8.1 Cada grupo deverá apresentar a sua versão final para a história.
8.2 Após a leitura, o grupo deverá colocar em destaque a ilustração em um painel grande.

9- O professor deverá mostrar as imagens de um avestruz,  para que os alunos possam confirmar e conhecer o animal.

10- Avaliação.
A avaliação deverá ser contínua e acompanhada pelo professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário