domingo, 16 de junho de 2013

Sequência de atividade - Crônica: Avestruz

Situação de aprendizagem: Leitura – Teoria na prática
Texto: Avestruz
Autor: Mario Prata
Público-alvo:  5ª série/6º ano
Número de aulas: 6 aulas
Objetivo: Desenvolver as capacidades leitoras.

1-      Habilidade: Antecipação do tema a partir de elementos paratextuais.
1.1 Questionamentos:
a)      O que o título do texto sugere?
b)      Quem é o autor? Vocês sabem algo sobre ele?
c)       De onde esse texto foi tirado? (Mostrar a referência bibliográfica)
d)      Qual é o público-alvo?

2-      Habilidade: Identificação de pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática.
2.1 Dividir os alunos em oito grupos e distribuir o texto fatiado em filipetas.
Cada grupo terá uma filipeta em destaque.
2.2 Os grupos deverão montar o texto.
Obs.: Os alunos com maior capacidade leitora deverão auxiliar os colegas que apresentarem dificuldade na leitura.
2.3 Perguntar aos grupos qual filipeta em destaque poderá ser o início do texto e assim consecutivamente.
2.4 Nesse momento, os alunos deverão colar as filipetas em um sulfite conforme a correção da atividade.

3-      Habilidade: Checagem de hipóteses. Confirmação das antecipações de sentido criadas antes da leitura do texto.
3.1 Verificar se as hipóteses levantadas quanto ao título e ao final da história se confirmaram.

4-      Habilidade: Checagem de hipóteses. Confirmação das inferências locais levantadas.
4.1 O professor deverá fazer uma coluna para as palavras que poderiam dificultar a compreensão do texto e outra coluna para seus sinônimos.
4.2 Após a associação, a correção deverá ser realizada.

5-      Habilidade: Identificação de marcas temporais e espaciais no texto. Localização de informação explícita e implícita.
5.1 O professor deverá apresentar um mapa do Brasil, ler o primeiro parágrafo do texto e perguntar:
Onde fica Florianópolis? Onde estamos? Onde fica São Paulo?
5.2 Apresentar uma foto de Higienópolis e perguntar:
Como é esse bairro? Qual possível classe social vive nele? Há algum trecho no texto que comprove isso?
5.3 Quais informações do texto podem sugerir que o menino é um personagem do tempo atual? (Observar objetos como máquina digital e mouse, por exemplo)

   Habilidade: Generalização
6.1 Realizar uma síntese resultante da leitura.
Algumas questões podem auxiliar na confirmação da compreensão do texto:
             a) Por que o narrador diz ser culpa dele a vontade do menino ter um avestruz?
             b) Quais informações o texto passa sobre o avestruz?
             c) O caso do pedido de presente foi solucionado?

   Identificação do gênero textual
  7.1 O professor deverá apresentar uma fábula, uma receita culinária e uma crônica.
 7.2 Pedir aos alunos que, a partir das características da estrutura do texto, indiquem qual texto se assemelha ao texto “Avestruz”.
 7.3 Apontar as características da crônica.

  Produção textual
8.1 Pedir aos alunos que criem um final diferente para o texto, imaginando como seria se o menino tivesse ganhado esse avestruz.
8.2 Pedir aos alunos que façam uma ilustração que represente o final de sua história.

  Socialização
9.1 Cada grupo deverá apresentar a sua versão final para a história.
9.2 Após a leitura, o grupo deverá colar a sua ilustração em um painel na parede da sala.
10 O professor deverá mostrar as imagens de um avestruz, uma ema e um camelo para que os alunos possam confirmar e comparar com seus desenhos.

 Avaliação
A avaliação será contínua através da mediação do professor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário