Situação de
aprendizagem: Leitura – Teoria na prática
Texto: Avestruz
Autor: Mario
Prata
Público-alvo: 5ª série/6º ano
Número de aulas: 6 aulas
Objetivo: Desenvolver
as capacidades leitoras.
1-
Habilidade: Antecipação do tema a partir de
elementos paratextuais.
1.1 Questionamentos:
a) O
que o título do texto sugere?
b) Quem
é o autor? Vocês sabem algo sobre ele?
c) De
onde esse texto foi tirado? (Mostrar a referência bibliográfica)
d) Qual
é o público-alvo?
2-
Habilidade: Identificação de pistas linguísticas
responsáveis pela continuidade temática.
2.1 Dividir os
alunos em oito grupos e distribuir o texto fatiado em filipetas.
Cada grupo terá
uma filipeta em destaque.
2.2 Os grupos
deverão montar o texto.
Obs.: Os alunos
com maior capacidade leitora deverão auxiliar os colegas que apresentarem
dificuldade na leitura.
2.3 Perguntar
aos grupos qual filipeta em destaque poderá ser o início do texto e assim
consecutivamente.
2.4 Nesse
momento, os alunos deverão colar as filipetas em um sulfite conforme a correção
da atividade.
3-
Habilidade: Checagem de hipóteses. Confirmação
das antecipações de sentido criadas antes da leitura do texto.
3.1 Verificar se
as hipóteses levantadas quanto ao título e ao final da história se confirmaram.
4-
Habilidade: Checagem de hipóteses. Confirmação
das inferências locais levantadas.
4.1 O professor
deverá fazer uma coluna para as palavras que poderiam dificultar a compreensão
do texto e outra coluna para seus sinônimos.
4.2 Após a associação,
a correção deverá ser realizada.
5-
Habilidade: Identificação de marcas temporais e
espaciais no texto. Localização de informação explícita e implícita.
5.1 O professor
deverá apresentar um mapa do Brasil, ler o primeiro parágrafo do texto e
perguntar:
Onde fica
Florianópolis? Onde estamos? Onde fica São Paulo?
5.2 Apresentar
uma foto de Higienópolis e perguntar:
Como é esse
bairro? Qual possível classe social vive nele? Há algum trecho no texto que
comprove isso?
5.3 Quais
informações do texto podem sugerir que o menino é um personagem do tempo atual?
(Observar objetos como máquina digital e mouse, por exemplo)
Habilidade: Generalização
6.1 Realizar uma síntese
resultante da leitura.
Algumas questões
podem auxiliar na confirmação da compreensão do texto:
a) Por que o
narrador diz ser culpa dele a vontade do menino ter um avestruz?
b) Quais informações o texto passa
sobre o avestruz?
c) O caso do pedido de presente foi
solucionado?
7.1 O professor
deverá apresentar uma fábula, uma receita culinária e uma crônica.
7.2 Pedir aos
alunos que, a partir das características da estrutura do texto, indiquem qual
texto se assemelha ao texto “Avestruz”.
7.3 Apontar as características
da crônica.
Produção textual
8.1 Pedir aos
alunos que criem um final diferente para o texto, imaginando como seria se o menino
tivesse ganhado esse avestruz.
8.2 Pedir aos
alunos que façam uma ilustração que represente o final de sua história.
Socialização
9.1 Cada grupo
deverá apresentar a sua versão final para a história.
9.2 Após a
leitura, o grupo deverá colar a sua ilustração em um painel na parede da sala.
10 O professor
deverá mostrar as imagens de um avestruz, uma ema e um camelo para
que os alunos possam confirmar e comparar com seus desenhos.
Avaliação
A avaliação será
contínua através da mediação do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário