terça-feira, 4 de junho de 2013

"Depoimentos de leitura e escrita"

          A minha paixão pela escrita nasceu em minha adolescência. Romântica, sonhadora, vivendo as intensas sensações que esta fase da vida oferece, trancava-me em meu quarto e ficava ouvindo músicas e despejando meus pensamentos em folhas brancas.
                Vez por outra, trechos de algumas músicas eram anotados. Sabia que eles poderiam fazer parte de meus textos. Mas, a minha maior inspiração, sem dúvida, foram os poetas românticos do mal do século que conheci nos livros de literatura de minha irmã mais velha. Eu sentia na alma suas poesias, devorava o dicionário para entender algumas palavras e sempre as incorporava em meus textos.
                  Esses textos continuam sendo minhas produções preferidas!

Patrícia Apolinário, professora de Língua Portuguesa da E.E. Prof. Adhemar Bolina – Biritiba Mirim – S.P.


                 A leitura realmente nos permite viajar, conhecer outras cidades, países e até outros Universos! Ler permite-nos conhecer outros povos, outras culturas. Podemos viajar ao passado, refletir o presente, planejar o futuro! Ah! Como a leitura é prazerosa!
               Mas também é preciso atentar que a leitura nos ensina a manter os pés no chão. Pois é, não podemos diminuir a grandeza da leitura a apenas obras de literatura (não querendo tirar o crédito dos benefícios desta), mas é necessário perceber que a leitura está em tudo, em todas as linguagens, nos mais variados tipos de discurso.
          Inevitavelmente, educar, nesse sentido, ganha uma outra perspectiva, não a de apenas ensinar o aluno a viajar e ter apreço pela literatura, mas também a saber "ler" um discurso político, a intenção de um jornal em publicar certas matérias, ao grande apelo publicitário nos veículos de comunicação, etc. 
          Obviamente para que isso aconteça é preciso que haja interesse pela leitura, prazer estético nela, mas, não podemos esquecer que o alvo é tornar o aluno num cidadão crítico, com capacidades de melhorar o meio em que vive.

Rafael Menali, professor de Língua Portuguesa da E.E. Profª Lucinda Bastos - Mogi das cruzes - S.P.

A leitura também sempre fez parte da minha vida e me lembro da minha coleção do Monteiro Lobato que minha mãe lia e depois eu, sozinha, viajava nas aventuras da turma do sítio. Mais tarde, me apaixonei pelo suspense e Agatha Christie e Sherlock Holmes, que foram meus companheiros inseparáveis e tudo isso para mais tarde amar qualquer tipo de leitura.
Tornei-me professora e venho lutando para mostrar a importância dela em nossas vidas aos alunos e quem sabe conquistar e envolvê-los neste mundo mágico!

Noemi Kato Arahata Gomes Amorim - Professora de Português e Inglês na E.E. Dr. Deodato Wertheimer - Mogi das Cruzes - SP.


Através da leitura, eu pude conhecer o mundo com suas infinitas histórias e ter um bom conhecimento do que ainda não conhecia, pois adquiri uma mala de viagem interessante de novos assuntos, e a escrita me proporcionou expressar com palavras o meu modo de ver o mundo. 

Neusa Emiko Etsure Wazema, 54 anos. Formada em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes, leciono na E. E. Prof Sebastião de Castro.

Um comentário: