domingo, 16 de junho de 2013

Aula de leitura: texto “Meu primeiro beijo” - Antônio Barreto

Sequência Didática
Público-alvo: 9º ano
8 aulas
Objetivo: aprimorar as capacidades  de compreensão / estratégias de leitura, favorecento a habilidade leitora do aluno.
Objetivo da leitura para o aluno: leitura por prazer/ investigar a curiosidade do aluno / incentivar a leitura
Desenvolvimento
Etapa 1: Antecipar os conhecimentos prévios
Análise do título – discutir com a turma como foi o primeiro beijo, a sensação; qual a reação ao receber um bilhete de alguém que está interessado em você.
- contexto de produção (1977)
1.2- trazer biografia do autor
1.3- levantamento de hipótese: registro na lousa das hipóteses levantadas pelos alunos (antes da leitura)
- Avaliar as etapas efetuadas,partir para a leitura.

Etapa 2: leitura
2.1- leitura pelo professor (verificar hipóteses levantadas)
2.2- leitura de trechos do texto para a compreensão leitora, iniciando entre a distinção autor/narrador (distanciamento do eu-lírico e o autor).
2.3- contextualização: levar à inferência da intertextualidade como o gênero “bula”; provocar a interdisciplinaridade com Ciências e Ed. Física – propondo textos complementares (apoio: bula)
-instigar o aluno à análise dos fragmentos, como a observar se a menina desejava ou não o beijo – inferir em: “Cultura Inútil”, “bactéria falante”, “resolvi dar uma chance...”
-Por que o garoto assina como Paracelso?
Obs.: auxílio do celular para pesquisa.
2.4- observar o suporte do texto – as marcas que indicam o gênero crônica.
-intertextualizar com a música “Beija eu”, Marisa Monte e o filme “Meu primeiro beijo”, Howard Zieff.

Etapa 3
3.1- Perguntas para que o aluna infira a idade das personagens e o ano de ensino escolar; se atualmente o primeiro beijo acontece mais cedo ou não.
-trocar impressão sobre as personagens, contextualizando-as.
3.2- professor construir com o aluno um quadro síntese sobre as etapas da leitura: tema, assunto principal (a intenção é que o aluno observe o momento do beijo, a magia acontecida, e a passagem do tempo, que embora marcante, faz parte do passado).
Avaliação dos itens trabalhados.
Produto final
1 organizar um debate sobre o filme, a música e a crônica:
- qual opção apresentada melhor retrata o sentimento do amor: filme, música ou texto?
- justifique em um parágrafo argumentativo as razões que levaram você a escolher essa opção
2 escreva sobre seu primeiro beijo ( como foi ou como gostaria que fosse).

Nenhum comentário:

Postar um comentário